terça-feira, 7 de maio de 2013

Armas usadas pelo exército brasileiro

Todas as armas utilizadas pela FEB na Itália eram de procedência norte-americana, substituindo as de fabricação francesa, alemã e tcheca que eram usadas até então pelo Exército Brasileiro. O fuzil-metralhadora Hotchkiss foi substituído pelo fuzil-metralhadora Browning (conhecido no exército norte-americano como BER, sigla de Browning Automatic Rifle). Outras armas recebidas foram as submetralhadoras Thompson e M3, algumas submetralhadoras inglesas Sten e as carabinas M1, de calibre ponto 30.
Houve certa decepção por parte dos brasileiros quando receberam as armas de procedência norte-americana: havia poucos fuzis M1 Garand, modelo que era de uso comum entre as unidades norte-americanas de infantaria. Assim, a maioria dos brasileiros seguiu para o combate com fuzis Springfield 1903 A3, modelo que datava de antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Durante as batalhas, alguns brasileiros obtiveram fuzis M1 Garand que pertenciam a colegas norte-americanos mortos ou feridos.

Fuzil-Metralhadora Browning

A Browning Automatic Rifle (BAR) foi uma família de espingardas automáticas dos Estados Unidos (ou rifles automáticos) e metralhadoras leves utilizados pelos Estados Unidos e vários outros países durante o século 20. O BAR foi concebido para ser transportado por soldados de infantaria avançavam, pendurada no ombro ou disparado a partir do quadril, um conceito chamado "andar atirando", necessário para o soldado durante a guerra de trincheiras. No entanto, na prática, foi mais frequentemente usado como uma metralhadora leve e disparado de um bipé (introduzida em modelos posteriores).

Submetralhadora Thompson 
Thompson representa uma família de submetralhadoras dos Estados Unidos da América.Geralmente usada por oficiais e sargentos, a Thompson foi a submetralhadora padrão do exército americano e também foi usada pelos Ingleses em África. No entanto, tinha um coice forte, o que dava uma certa desvantagem em relação à sua rival MP40/I. Chegou a ser modestamente utilizada na guerra do Vietnam. Sua munição era o .45 ACP.

Submetralhadora M3
M3 (1942) foi uma pistola-metralhadora desenvolvida pelos Estados Unidos da América durante a Segunda Guerra Mundial como uma substituta mais barata para a Tommy Gun. Devido ao seu formato recebeu o apelido de "Pistola de Graxa" (em Inglês "Grease Gun"). Foi desenvolvida para um custo baixo de produção.

Submetralhadora Sten
Sten Gun, ou simplesmente Sten, foi uma submetralhadora/pistola-metralhadora desenvolvida para o Exército Britânicocomo arma de emergência, no início da Segunda Guerra Mundial. A Sten, classificada oficialmente como machine carbine (carabina metralhadora), foi projectada como uma arma barata e fácil de fabricar para poder ser produzida em larga escala.Apesar de seus defeitos a Sten Gun foi uma das armas mais formidáveis utilizadas durante a Segunda Guerra Mundial, de grande influência no resultado do conflito. No pós guerra continuou em uso pelo exército britânico até ser substituída pela Submetralhadora Sterling.


Carabina M1


Durante a segunda guerra tropas americanas sentiram a necessidade de uma arma que fosse menor e mais leve que seu fuzil padrão,o m1 garand,e mais poderosa que sua pistola colt M1911A1 .45 .O resultado foi o m1 carbine,feito especialmente para tripulações de blindados e aviões,entre outros casos em que era nessessário carregar uma aror tropas regulares.Ele atendeu muito bem as especificações para qual foi construído,era leve,preciso e compacto.

Fuzil Springfield 1903 A3
Na Segunda Guerra Mundial, serviu aos EUA como arma de precisão pelos franco-atiradores americanos. Sua eficácia era indiscutível, tanto que a FEB, durante a campanha na Itália, equipou todos os soldados com o Springfield, à exceção dos sargentos, que eram equipados com o M1 Garand.

Nenhum comentário:

Postar um comentário